Postagens populares

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Dicas para uma boa alimentação


Torna-se difícil prescrever regras gerais para a arte de bem se alimentar, principalmente em se levando em conta o fato de tanto no aspecto qualidade, quanto no aspecto quantidade variar as necessidades de um organismo para outro, considerando-se a idade, o tipo de trabalho, o estágio atual de carência de certos alimentos no organismo, etc. Além de se procurar suprir a carência de algum alimento em nosso organismo, necessário se faz também observar outros detalhes de vital importância para uma boa saúde.

1- Começar o dia com uma boa refeição matinal. A maioria das pessoas despreza essa regra elementar, passando com café com leite, pão e manteiga, até a hora do almoço, esquecendo-se que desde sua última refeição, no dia anterior, já decorreram pelo menos doze horas. Durante esse tempo grande parte das reservas de energia foi gasta e necessitam ser repostas na hora do de jejum. Assim, para um adolescente (que está em fase de crescimento) e para adultos que aplicam suas energias em trabalho pesado, aconselha-se prover o organismo, no de jejum, de pelo menos uma terça parte da alimentação total necessária para o dia. Para outros casos, um quarto da alimentação total é suficiente.

2- Almoçar bem, pois esta é a principal refeição do dia.

3- O jantar deverá se constituir de alimentos leves, e em pouca quantidade.

4- Não jantar altas horas da noite.

5- Não comer entre as três refeições (de jejum, almoço e jantar). 

6- Mastigar bem os alimentos.

7- Não ingerir alimentos nem muito frios, nem muito quentes.

8- Evitar tomar grande quantidade de líquidos durante a refeição. 

9- Não comer em excesso.

10- Deve-se sempre descansar alguns minutos antes das refeições, evitar conversar sobre coisas desagradáveis, esquecer as preocupações, manter o bom humor, e se possível ouvir boa música. Com essa prática o apetite se acentuará, os alimentos parecerão mais saborosos, a digestão será mais fácil e em conseqüência a saúde fortificada e a vida prolongada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário