Postagens populares

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Se não for bater ,não pise no freio

Já pararam para pensar no significado do medo? Já imaginaram o que ele significa? Atentem para o seguinte: aqui não me refiro ao vocábulo “medo”,mas sim ao medo em si. Algo que poderíamos definir como sentimento,uma sensação desconfortável, mais paralisante do que um dardo envenenado.
     Qual seria a função desse fenômeno,se é que assim podemos chamá-lo? Por que ter medo? É bom? Alguém já se sentiu bem tendo medo? Creio que a maioria das respostas será não. Se alguém já sentiu prazer em ter medo,avise,pois você é um caso para se pesquisar,meu caro. O fato é que ,por maioria de votos – acho -  o medo é algo ruim. Vamos agora fazer um pequeno passeio pelo medo e seu “reino de terror” (só um trocadilho para descontrair ;) )
    Todos nós,sem exceção,começamos a sentir medo na infância. Começamos a ser muito curiosos e fazemos algumas besteiras com as coisas de nossos pais. Como é a primeira vez que acontece,geralmente os pais dão uma advertência ao filho,dizendo que se aquele episódio se repetir,levará algumas palmadas. Mas o desafio sempre puxa o ser humano para as maiores confusões e ,levados pelo doce aroma da aventura,vamos novamente mexer nas coisas de nossos pais. Se escapamos,tudo bem;mas isso é muito difícil de acontecer. E aí,o que acontece? Tcharam! Apanhamos. E é uma experiência tão ruim que acabamos por ter medo de que isso aconteça de novo. E vejam só: o primeiro medo já aconteceu.
     Depois, quando estamos maiores e vamos dormir ,influenciadas pela televisão e algumas histórias de criança que ouvimos, nossas cabeças começam a fantasiar e criar monstros horríveis que podem estar embaixo da cama,só esperando para nos devorar; a total ausência de luz é a principal causadora disso,pois nada podemos ver. E o desconhecido sempre assustou o homem,desde que o mundo é mundo. E olhem,eis aí a nossa segunda experiência assustadora: o medo do escuro.
    Aí,crescemos mais um pouco e algo muito bom(ou muito ruim,não sei dizer ao certo) acontece conosco: nós nos sentimos apaixonados. Sentindo que papai e mamãe possuem a solução para tudo,pedimos seus conselhos,e somos encorajados a falar com a pessoa amada sobre nossos sentimentos. Mas aí a língua trava,suamos frio. Às vezes temos dor de barriga e outras sensações típicas do nosso estado emocional: é o medo da rejeição.
    Aí então,crescemos mais um pouco e vemos que a violência está em todos os lugares,e isso nos assusta. Relatos de pessoas que foram assaltadas e casos de assassinatos.  E na maioria das vezes,as vítimas do medo são os nossos pais; podemos ver o pânico estampado em seus rostos sempre que saímos de casa. E a alegria algumas vezes exagerada quando voltamos inteirinhos para casa.
    Vocês podem se perguntar: o que isso tem a ver? Ora, eu apenas quero mostrar o que o medo faz com o ser humano. Lembram do medo do escuro? Ficamos apavorados e confusos e,por não entendermos muito do mundo à nossa volta,não percebemos que dentro de algumas horas o sol trará de volta a luz e a paz à nossa agonia.
    O medo da violência muitas vezes faz com que nem saiamos de casa. Nos tornamos seus prisioneiros,era o contrário que devia acontecer. O medo não nos acrescenta coisa alguma,só tem o poder de tirar. Por medo de uma surra,podemos até ficar traumatizados e perder a confiança em nossos pais. Já imaginaram se isso acontecesse conosco?
     Então,por que ter medo,senhoras e senhores? Para que ele serve? Serve de freio. O medo nos faz raciocinar e pensar e ver que o que certas coisas que fazemos pode nos destruir;roubar por exemplo. Quantas vezes não desejamos algo e não tomamos porque tivemos medo de ser presos ou até mesmo de sermos condenados ao inferno? Nesse caso,o medo é algo bom. Só em casos que podem nos fazer mal. Do contrário,o medo faz com que não vivamos a nossa vida e as oportunidades que ela nos dá. Mas existem as pessoas que eu considero masoquistas,que fazem o que querem sem pensar nas conseqüências,que não ligam para o medo e acabam se ferrando por isso. O nome disso não é coragem. É burrice ,é insensatez.
     Não tenhamos medo de viver a vida,caros filósofos. Ela foi feita para isso. Viver é aprender. Mas aprender tem dois caminhos: o fácil e o difícil. O fácil consiste em aprender com os exemplos e erros dos outros; o difícil consiste em aprender com os próprios erros e quedas. Qual caminho você escolhe? Pense nisso. E sobretudo,lembre-se: se não for bater no muro dos problemas ,não pise no freio da vida. Viva ,apenas viva.
  


     Luiz 
            

                                               

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A capacidade está em você

Capacidade: outro dia estive pensando nessa palavrinha e vi que ela pode ser mais complexa do que parece. Seu significado tem a ver diretamente com competência e habilidade. Quantas vezes você já não parou pra pensar se seria capaz de fazer tal coisa ou se seria competente o bastante?
Sabe, é tão difícil, principalmente na adolescência, ter confiança e dizer: sim eu sou capaz. Por que pessoas te olham e por algum motivo acreditam que você não é capaz, que não é bom o bastante?
Sei que a confiança é a base de tudo. Ter determinação é um passo largo para o sucesso. Não ser o melhor não significa que você não é bom. Por outro lado ser o melhor não te faz único. Busque seus objetivos, não faça por menos. Sempre haverá pessoas para te desanimar, mas só depende de você determinar ser capaz e seguir em frente. Nada começa do final.                                                 
Usa a capacidade que tens. A floresta ficaria mais silenciosa se só o melhor pássaro cantasse. (Henry Dyke)
Autora: Gisely Maria

Estimule a memória e o cérebro

"Alguns reclamam da vida, outros tocam violão" Valdê

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Carta de despedida...


Amanheci sozinho, senti um vazio imenso dentro de mim. Resolvi enviar uma carta para um triste ser que vem me importunando há tempos. Na carta havia os seguintes dizeres:

    "Tristeza, venho por esta carta, fazer-lhe um pedido. Deixe-me em paz. Não suporto mais esta angústia, estou cansado de ser incompreendido e descartado. Por obséquio, deixe-me viver a minha vida sem você."

Dias se passaram que enviei uma carta para você. Já que você não me deixou em paz, estou abandonando você. Quero ter a certeza de que dormirei e terei lindos sonhos, de que acordarei no dia seguinte e verei o mundo de outra forma. Estou abrindo mão de tudo que não me fez bem durante muito tempo. Antes eu precisava de carinho, um beijo, um afago, alguém em quem confiar, alguém pra eu contar minhas bobagens, alguém pra eu chamar de amor. E hoje posso dizer que encontrei o amor, posso dizer que encontrei a felicidade.

Alguns meses se passaram, e chegou uma carta que dizia o seguinte:

   "Olá, sou a tristeza, sei que só tenho feito coisas ruins para você, tenho lhe deixado  deprimido demais, tenho lhe deixado sem sono, mas preciso de você! Nós dois nos completamos, por favor, volte para mim."

Então a felicidade decidiu responder...

   "O meu amigo não pode responder no momento. Ele está feliz demais para responder uma bobagem desta. Se por algum momento ele chegou a juntar-se a você, não foi porque gostava de você, e sim porque não havia encontrado a si mesmo. Nunca mais o vi chorar, nunca mais o vi sofrer. Portanto, ordeno-lhe que o deixe em paz."

Obrigado.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Sempre temos escolhas

Quando você não consegue mais ficar longe de uma pessoa, não estranhe, você está amando.
Quando você não consegue mais ter forças, levante-se e recomece, a vida lhe dará forças, mas só você pode dar o último empurrão.
Quando você pensar que não existe mais nada de importante em sua vida, feche os olhos por 10 segundos, respire, e verás que estás muito enganado. Tantas pessoas dariam a vida por você, pra quê ter este pensamento egoísta?
Quando o ódio em seu coração parecer ser mais forte que o amor, ele nunca será.
Quando a tristeza vier ao seu encontro, seja educado, mostre a saída de sua casa pra ela.
Quando a pessoa que você ama disser que está com ciúmes, escute-a, você pode estar perdendo o amor de sua vida.
Quando a felicidade aparecer, nem que seja num milésimo de segundos, agarre-a e nunca a deixe escapar.

Autor: Guilherme Pimentel

Há momentos na vida ...

Há momentos na vida em que sentimos tanto a falta de alguém que o que mais queremos é tirar esta pessoa de nossos sonhos e abraçá-la. Sonhe com aquilo que você quiser. Seja o que você quer ser,porque você possui apenas uma vida e nela só se tem uma chance de fazer aquilo que se quer. Tenha felicidade bastante para fazê-la doce. Dificuldades para fazê-la forte. Tristeza para fazê-la humana. E esperança suficiente para fazê-la feliz. As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas. Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos. A felicidade aparece para aqueles que choram. Para aqueles que buscam e tentam sempre. E para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam por suas vidas. O futuro mais brilhante é baseado num passado intensamente vivido. Você só terá sucesso na vida quando perdoar os erros e as decepções do passado. A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar duram uma eternidade. A vida não é de se brincar porque um belo dia se morre.  (Clarice Lispector)

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Festival de Verão Salvador 2011


Começa hoje o maior evento de música do Brasil. O Festival de Verão Salvador chega à sua 13ª edição misturando ritmos, tribos e tendências até sábado no Parque de Exposições de Salvador.  Os ingressos variam entre R$45 e R$258. Mais informações: www. festivaldeverao salvador. com.br.
Logo mais quem sobe no palco principal são Maria Gadú, Capital Inicial, Claudia Leitte, banda Eva e Parangolé. Amanhã é a vez de Belo, Jota Quest, Ivete Sangalo, Jorge & Mateus e A Zorra. Já na sexta-feira quem comanda a folia é Tomate, Ana Carolina, Asa de Águia, Luan Santana e Harmonia do Samba e no sábado Restart, Jason Mraz, Chiclete com Banana, Jammil e Psirico.
Já na Casa do Pagode hoje as bandas Na Varanda, Oz Bambaz, É o Tchan e Guig Guetto prometem trazer muito suingue para o Parque de Exposições. Amanhã é a vez de Bambam, Raghatoni, Black Style e Fantasmão. Na sexta-feira quem anima é a Rapina, Levanóiz, Caldeirão e Beat Beleza e no sábado: Shake Style, Flavinho e os Barões, Laduma e Saiddy Bamba.
O público poderá conferir ainda um reduto do samba, com direito a uma cenografia típica dos tradicionais botecos. Quem anima a Casa do Samba logo mais é Aquarela do Samba, Os Intimus, Pixote e Nosso Sentimento. Amanhã a folia fica por conta do Samba D´Ju, Movimento, Revelação, Diogo Nogueira e Viola de Doze. Na sexta-feira é a vez do Batifun, Nelson Rufino, Sambo, Arlindo Cruz e Neto Bala e no sábado Will Carvalho e Banda Salada Mista, Fora da Mídia, Bom Gosto, Bambeia e Paparicco.
Uma outra opção é a Concha Acústica Faculdade Maurício de Nassau. O espaço tem um palco em formato de concha acústica acompanhado de arquibancada, com capacidade para cinco mil pessoas. Hoje quem sobe no palco é o Quarteto de Cinco, Otto, Planta e Raiz, Negra Cor e Spectro. Amanhã é a vez de Johnny and the Hookers, Paula Fernandes, Rajar, Detonautas e Unique. Na sexta-feira quem agita a galera é Gutembergs, Jorge Vercilo, Luiza Possi, Cine e Pablo Domingues. Sábado Márcia Castro, Thati, Monique Kessous e Ana Cañas. 
Ao todo, são cerca de 120 atrações mais as participações especiais durante os shows. A “Cidade da Música”, como costuma ser chamado o Parque de Exposições de Salvador durante esse período, contará com seis palcos principais, camarotes e as áreas de convivência.


Um "novo" Shopping Barra com investimento de R$ 70 milhões

Vem aí um novo Shopping Barra. Como reflexo do sucesso do empreendimento e do bom momento econômico vivido pelo País, o Shopping Barra, depois de 23 anos de operação, anuncia a sua expansão vertical que terá início ainda este mês, com um investimento superior a R$ 70 milhões. O Barra passará a ter aproximadamente 50 mil metros quadrados de área Bruta Locável (ABL), onde funcionarão um moderno complexo de cinemas, mais de 70 novas lojas, um completo centro de diversão para adultos, adolescentes e crianças, espaço gourmet e novo parque de estacionamento. A previsão de inauguração no primeiro semestre de 2012.

“Esta expansão representa um acréscimo de 50 por cento da área construída do shopping. Inserido no contexto das 70 lojas, vamos implantar o cinema, um multiplex com oito salas, três salas Vips inéditas na Bahia e mais uma sala de multiuso, para projeções, peças teatro e até shows. Portanto, dentro de um ano e pouco teremos no Shopping Barra o melhor complexo de cinema da Bahia’, revelou hoje, durante encontro com a imprensa, Naildo Macedo de Oliveira, diretor da Enashopp, empresa administradora da Shopping Barra.

Na oportunidade, José Carlos Poroca, Superintendente do Shopping Barra, considerou que a realização deste projeto de expansão “vem atender a toda a comunidade, e não apenas àquela que se concentra no entorno do shopping. Teremos um complexo de cinemas dos mais modernos e requintados do Brasil na região Nordeste, um presente que o Barra dará para a comunidade de Salvador”, enfatizou Para a empresária e publicitária Vera Rocha, a expansão do Shopping Barra “é a novidade que Salvador estava aguardando. Porque é um shopping diferenciado, inclusive voltado paras as classes A e B, que precisavam ter esta ampliação com este novo complexo de lojas e, sobretudo, esse complexo de lazer que vamos ter”, observou.